Surgido a partir da fusão com o Musical.ly, outra rede social que era direcionada para a música, o TikTok alcançou a marca de 130 milhões de usuários ativos em apenas 3 meses de funcionamento, em 2018, número que cresceu e em 2020 chegou a marca de 732 milhões de usuários mensais no mundo.
No ano em questão, o TiktTok foi, inclusive, o aplicativo mais baixado, com 2 bilhões de downloads segundo a SensorTower, empresa especializada em dados e pesquisas sobre aplicativos móveis.
Assim, o TikTok se tornou tão relevante para o cenário digital e passou de uma febre entre os jovens para um canal com alto potencial para vendas, competindo bem com YouTube, Facebook e Instagram.
Estratégias digitais no TikTok
Um dos motivos que explica tamanho sucesso é que, além de o aplicativo permitir o compartilhamento de conteúdos rápidos, também é simples filmar e produzir os vídeos, já que o próprio TikTok possui ferramentas de edição bastante intuitivas. Dessa forma, a rede gera entretenimento instantâneo diferente do Instagram, por exemplo, que até criou uma ferramenta parecida, o Reels, para competir com o TikTok.
Com tanta facilidade, o TikTok é hoje em dia muito utilizado por criadores de conteúdo, influenciadores e até mesmo empresas de diferentes nichos.
Mas calma, não é só baixar o aplicativo e sair fazendo várias dancinhas. Se você pretende divulgar sua empresa na rede, é necessário entender o aplicativo e só então pensar em estratégias.
Entendendo algumas ferramentas do TikTok
Para começar a usar, é bem simples: basta baixar o aplicativo em sua loja digital (App Store para iOS e Play Store para Android) e criar uma conta gratuitamente. Depois, é só editar seu perfil com nome, nome de usuário, foto do perfil e links para outras redes sociais.
Como usar o feed
Como publicar um vídeo
Como pesquisar usuários e responder mensagens
Criando conteúdo para sua empresa
Como dissemos anteriormente, as estratégias digitais não devem se limitar às dancinhas virais do TikTok. Afinal, estratégias precisam ser planejadas. Pensando nisso, separamos algumas coisas que devem ser levadas em conta antes de começar a usar a rede social para divulgar sua marca.
Pense no público que você quer atingir
O TikTok tem uma inteligência artificial extremamente eficaz em termos de segmentação. Ou seja, a plataforma faz com que o conteúdo chegue ao usuário interessado.
Sendo assim, além de ampliar a presença digital de sua empresa indo para outra rede social, também é possível atingir novas pessoas com conteúdos rápidos.
Produza conteúdos relevantes sobre seu nicho
Acompanhe as tendências do momento e utilize hashtags
O TikTok tem as chamadas “trends”, que nada mais são que as tendências da rede social que costumam viralizar. É possível criar vídeos com áudios virais, memes, desafios, claro, sempre tentando relacionar aos produtos ou serviços de sua empresa.
Além disso, assim como em outras redes sociais, a hashtag também ajudará para que seu conteúdo chegue a mais pessoas que possam se interessar nele ou em seu segmento.
Enfim, depois de todo esse conteúdo, lembramos que é sempre importante pesquisar sobre o segmento de sua empresa e também público, o que você já tem e o que pretende alcançar. Busque saber o que é relevante no mercado, e assim você conseguirá decidir se vale a pena ou não começar a produzir conteúdos também para o TikTok.
Esperamos que tenha gostado. Até mais!