O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular no Brasil, tendo cerca de 120 milhões de usuários no país.
O potencial do aplicativo cresceu tanto que ele passou a ser usado também por empresas, servindo como mais um canal de comunicação e aproximação com o público.
Diante disso, a WhatsApp Inc. enxergou a oportunidade de lançar uma versão voltada para empresas, o WhatsApp Business, que possibilitou a inserção de funcionalidades além das que já existiam no WhatsApp convencional, tudo isso de forma gratuita.
Como o aplicativo funciona?
A comunicação no WhatsApp Business é feita normalmente, como se você estivesse utilizando a versão tradicional. Mas, como dito anteriormente, o aplicativo tem outros recursos que permitem que as empresas tenham um atendimento mais ágil.
Mensagens automáticas
Catálogo de produtos ou serviços
Etiquetas
Localização
Link curto
Criando um link do seu perfil do WhatsApp Business, as pessoas que tiverem acesso a ele poderão iniciar uma conversa com você sem ter que adicionar seu número.
O recurso é excelente, já que assim você conseguirá colocar o link de seu WhatsApp nas redes sociais da sua empresa.
Como criar e configurar uma conta no WhatsApp Business?
5 dicas de como fortalecer seu negócio com o WhatsApp Business
Ter um perfil completo no WhatsApp Business ajudará sua empresa, seja ela pequena ou grande, a ter um melhor relacionamento com o cliente, já que no perfil ele terá acesso aos seus dados, localização e um contato direto com você.
Porém, não basta somente usar os recursos do aplicativo. O aplicativo não irá fazer todo o trabalho de forma automatizada, mas sim te ajudar a sistematizar o atendimento que deve ser feito de maneira organizada e atenciosa para que o cliente se sinta mais acolhido.
1- Organize seu tempo
Com a correria do dia a dia é difícil parar e responder seus clientes. Por isso, crie horários em sua rotina para estar presente no WhatsApp respondendo suas mensagens. Assim, você terá um tempo dedicado exclusivamente ao atendimento e poderá responder as mensagens com mais tranquilidade.
2- Coloque o horário de atendimento em seu perfil
Coloque em seu perfil seus horários de atendimento, de funcionamento do seu estabelecimento e, caso você tenha o serviço de delivery, informe também os horários e dias em que poderá ser solicitado.
3- Utilize uma linguagem mais amigável
Ao realizar atendimentos via WhatsApp, você pode aplicar um tom mais amigável e descontraído em suas mensagens, reforçando a importância do cliente para sua empresa e tornando-a mais humana. Você pode, por exemplo, utilizar emojis (sem exageros, em?) e criar uma padronização de textos que seja a cara da sua marca. Lembre-se de sempre conferir a ortografia e o uso de pontuações.
4- Faça listas de transmissão
Que tal utilizar o WhatsApp para enviar promoções, dicas e outros conteúdos aos seus clientes? Criar listas de transmissão pode te ajudar e muito nisso, pois assim você enviará mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo. As mensagens chegarão individualmente e seu cliente se sentirá acolhido mais uma vez.
Mas antes de sair enviando mensagens, certifique-se de que seus clientes têm interesse em receber o conteúdo.
5- Atualize os clientes
Uma das vantagens do WhatsApp é repassar informações de forma rápida e prática. Então, utilize o aplicativo para informar seus clientes sobre atualizações de horários, imprevistos e até mesmo para confirmar atendimentos presenciais.
Como já dito anteriormente, o WhatsApp Business tem muitas vantagens, recursos e ferramentas que contribuirão para o crescimento do seu negócio e para a aproximação entre você e seu cliente. Não deixe de utilizá-lo por medo de errar. Tente primeiro conhecer a interface do aplicativo, faça testes e amplie sua presença digital com mais este canal de comunicação.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Até mais!