O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular no Brasil, tendo cerca de 120 milhões de usuários no país.
O potencial do aplicativo cresceu tanto que ele passou a ser usado também por empresas, servindo como mais um canal de comunicação e aproximação com o público.
Diante disso, a WhatsApp Inc. enxergou a oportunidade de lançar uma versão voltada para empresas, o WhatsApp Business, que possibilitou a inserção de funcionalidades além das que já existiam no WhatsApp convencional, tudo isso de forma gratuita.
Como o aplicativo funciona?
A comunicação no WhatsApp Business é feita normalmente, como se você estivesse utilizando a versão tradicional. Mas, como dito anteriormente, o aplicativo tem outros recursos que permitem que as empresas tenham um atendimento mais ágil.
Mensagens automáticas
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Catálogo de produtos ou serviços
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Etiquetas
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Localização
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Link curto
Criando um link do seu perfil do WhatsApp Business, as pessoas que tiverem acesso a ele poderão iniciar uma conversa com você sem ter que adicionar seu número.
O recurso é excelente, já que assim você conseguirá colocar o link de seu WhatsApp nas redes sociais da sua empresa.
Como criar e configurar uma conta no WhatsApp Business?
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5 dicas de como fortalecer seu negócio com o WhatsApp Business
Ter um perfil completo no WhatsApp Business ajudará sua empresa, seja ela pequena ou grande, a ter um melhor relacionamento com o cliente, já que no perfil ele terá acesso aos seus dados, localização e um contato direto com você.
Porém, não basta somente usar os recursos do aplicativo. O aplicativo não irá fazer todo o trabalho de forma automatizada, mas sim te ajudar a sistematizar o atendimento que deve ser feito de maneira organizada e atenciosa para que o cliente se sinta mais acolhido.
1- Organize seu tempo
Com a correria do dia a dia é difícil parar e responder seus clientes. Por isso, crie horários em sua rotina para estar presente no WhatsApp respondendo suas mensagens. Assim, você terá um tempo dedicado exclusivamente ao atendimento e poderá responder as mensagens com mais tranquilidade.
2- Coloque o horário de atendimento em seu perfil
Coloque em seu perfil seus horários de atendimento, de funcionamento do seu estabelecimento e, caso você tenha o serviço de delivery, informe também os horários e dias em que poderá ser solicitado.
3- Utilize uma linguagem mais amigável
Ao realizar atendimentos via WhatsApp, você pode aplicar um tom mais amigável e descontraído em suas mensagens, reforçando a importância do cliente para sua empresa e tornando-a mais humana. Você pode, por exemplo, utilizar emojis (sem exageros, em?) e criar uma padronização de textos que seja a cara da sua marca. Lembre-se de sempre conferir a ortografia e o uso de pontuações.
4- Faça listas de transmissão
Que tal utilizar o WhatsApp para enviar promoções, dicas e outros conteúdos aos seus clientes? Criar listas de transmissão pode te ajudar e muito nisso, pois assim você enviará mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo. As mensagens chegarão individualmente e seu cliente se sentirá acolhido mais uma vez.
Mas antes de sair enviando mensagens, certifique-se de que seus clientes têm interesse em receber o conteúdo.
5- Atualize os clientes
Uma das vantagens do WhatsApp é repassar informações de forma rápida e prática. Então, utilize o aplicativo para informar seus clientes sobre atualizações de horários, imprevistos e até mesmo para confirmar atendimentos presenciais.
Como já dito anteriormente, o WhatsApp Business tem muitas vantagens, recursos e ferramentas que contribuirão para o crescimento do seu negócio e para a aproximação entre você e seu cliente. Não deixe de utilizá-lo por medo de errar. Tente primeiro conhecer a interface do aplicativo, faça testes e amplie sua presença digital com mais este canal de comunicação.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Até mais!